Construir uma operação de marketing não é tão simples o quanto parece é um processo complexo que envolve diversos fatores e o principal deles é planejamento.
Não existe uma receita de bolo, para cada modelo de negócio existe um formato que se adapta melhor a rotina e aos objetivos que desejam alcançar.
Para uma construção inteligente é necessário
Um conjunto de ações que visam otimizar os processos, reduzindo os riscos, o esforço e os atrasos, resultando em uma operação mais econômica, com melhor qualidade.
Para que isso ocorra é necessário um envolvimento para entender o negócio, as rotinas, as práticas e a cultura e desenhar um caminho para construção de uma operação de MARKETING INTERNO: onde será necessário contratar um time ou EXTERNO: havendo a necessidade de contratar e conectar fornecedores e parceiros ou até mesmo uma equipe híbrida, que irá contar com ambos.
fatores importantes a serem avaliados na construção de uma operação de marketing:
- Modelo de negócio: entenda a dinâmica do seu negócio, senso de urgência, organização de processos e pessoas envolvidas.
- Liste seus objetivos e metas: muitas vezes uma operação de marketing precisa trabalhar para alcançar objetivos futuros ou até mesmo na estruturação de novos projetos. Isso precisa ser levado em conta, pois irá consumir a capacidade de produção dos profissionais envolvidos.
- Financeiro: qual seu faturamento atual e o faturamento desejado x lucratividade. Quanto de verba tenho disponível para investimento mensal/recorrente e quanto estou disposto a investir para crescer mais ou abrir novas operações de negócios (de acordo com meus objetivos).
- Fundamentação de marketing: tenha mapeado seus objetivos de negócio, de comunicação e de marketing para delegar com assertividade para qualquer profissional. Lembre-se: você é a essência do seu negócio, você precisa ditar os próximos passos. Delegue com assertividade, utilizando EPI: sendo ESPECÍFICO; dando um PRAZO limite; informando um INDICADOR, a forma que você vai medir o que delegou.
- Maturidade de mercado: é de extrema importância você avaliar qual a maturidade da sua marca no mercado, qual seu posicionamento atual e qual posicionamento deseja construir/alcançar.
- Infraestrutura: investimento necessário na construção de uma infraestrutura e tecnologia que vai dar suporte para os profissionais que estarão operando.
- Gestão e conhecimento: quem está dando o suporte para minha operação de marketing tem o conhecimento necessário para desenvolver o time e gerenciar a operação?
Para construção de uma operação de marketing inteligente, tanto interna como externa, é necessário ter foco na sustentabilidade. Foque no longo prazo e construa algo fundamentado e estruturado para suportar os fortes ventos do mercado e vencer as adversidades.